Liderança Plena

Liderança Plena

Avançando na busca da construção de mentalidade, habilidades e ferramentas para o integral desenvolvimento da Liderança, e de olho nos desafios do Século XXI, a Caminhos recrutou  experts em áreas chave de cada tema, e por meio de Módulos em formatos e durações várias, traz trilhas para a humanização da Liderança, com o objetivo de promover resultados sustentáveis em ambientes corporativos seguros e voltados para o florescimento dos potenciais dos colaboradores.

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Quais os benefícios da trilhas de Liderança Plena para as empresas

#01 Liderança Humanizada

  • Redução do estresse crônico no ambiente de trabalho.
  • Aumento do engajamento dos colaboradores.
  • Promoção do desenvolvimento do potencial dos colaboradores, considerando suas características individuais.
  • Melhora na integração criativa e sinergia entre os membros das equipes.

#2 Estratégia e Inovação

  • Capacitação dos Líderes para condução de bons diálogos estratégicos.
  • Ampliação e consolidação do conhecimento sobre as oportunidades e vulnerabilidades da organização.
  • Engajamento e alinhamento da equipe ao redor de uma visão e de uma narrativa de futuro.
  • Cocriação com sua equipe de um conjunto articulado e coerente de movimentos estratégicos que permitam que a organização avance no sentido dessa visão e colha bons resultados.

#03 Execução da Estratégia

  • Entender o impacto da cultura e do processo de execução da estratégia.
  • Trabalhar os comportamentos esperados da liderança e sua responsabilidade sobre a liberação do potencial de seus liderados e de si mesmo.
  • Compreender o papel do líder na cadeia de fazer acontecer da organização.
  • Trabalhar o processo de Execução, vendo-o de forma integral, seus processos chave e as consequências de sua aplicação de forma ampla ao ambiente organizacional, definindo impactos e a cadência de acompanhamento do que realmente importa.
  • Garantir que as equipes tenham uma cultura de prestação de contas a respeito das atividades que são realmente prioritárias.
  • Foco – melhoria de performance e resultado.

#04 Gestão por Competências

  • Líderes mais bem preparados para tomar decisões sobre pessoas.
  • Processos em gestão de pessoas com mais equidade.
  • Compreensão de como os subsistemas de gestão de pessoas podem ser articulados às estratégias organizacionais.

#05 Gestão de Cultura

  • Discutir à luz dos diferentes autores o que fazer para entender a CULTURA ORGANIZACIONAL.
  • Identificar os fundamentos da cultura e sua relação com o dia a dia da organização.
  • Compreender a importância da Cultura e seu impacto no Processo de Transformação Organizacional.
    Entender e discutir o processo de formação da cultura nas organizações, bem como o papel da liderança nesse processo.
  • Identificar caminhos que acelerem o processo de Mudança Cultural.
    Discutir a relação entre: CULTURA X ESTRATÉGIA X ESTRUTURA.
  • Discutir como a cultura pode influenciar positivamente e negativamente o alcance dos objetivos empresariais.
  • Discutir a relação entre cultura local e cultura organizacional.
    Identificar ações estratégicas que a alta administração deve implementar para efetuar uma verdadeira Mudança de Cultura.
  • Discutir os diferentes “tipos de Cultura” e identificar qual deles a empresa se encaixa.
  • Refletir qual o impacto de uma Cultura Forte ou Cultura Fraca.
  • Identificar como uma Empresa de forma profissional efetua uma Gestão da Cultura diuturnamente.
  • Refletir como o MUNDO VUCA influencia a Gestão da Cultura Organizacional.
  • Discutir a atuação da Liderança Consciente no Processo de Mudança Cultural?
  • Identificar os Papéis (responsabilidades) do Líder e as Competências (capacidades) para seu exercício.

#06 Liderança Transformativa

  • Aprender sobre a perspectiva de si próprio. A importância da autoliderança, de compreendermos os nossos porquês (propósitos) e de termos agilidade emocional para não perder o foco.
  • Compreensão dos outros.
  • Conhecer a perspectiva do contexto atual que temos para liderar. Quais as necessidades, os desafios e oportunidades.
  • Dotar os líderes da capacidade de buscar a melhoria da qualidade das suas tomadas de decisão, tornando-as consistentes, conscientes e sustentáveis, promovendo transformações a partir do exercício mais frequente do diálogo e consciência do propósito em cada tomada de decisão.

Programa de Capacitação Intensiva para Líderes

Desenvolvendo Líderes de equipes e organizações no Século XXI

96h

Carga horária mínima

06

Módulos de 16h

Comportamento, softskills e gestão emocional

#01 Liderança Humanizada

Conceito

Os modelos de Liderança provenientes do passado estão em crise porque colocam no centro de tudo a inteligência estratégica e os sistemas produtivos, enquanto os Seres Humanos são ainda considerados “recursos” ou elementos complementares de produção: a famosa “mão de obra”. Até o final do século XX, esses modelos ainda eram funcionais, gostássemos deles ou não. Nas décadas mais recentes, contudo, novas forças de mercado, impulsionadas por tecnologias digitais cada vez mais poderosas e pela busca permanente da inovação disruptiva, obrigaram as empresas e organizações em geral a qualificar cada vez mais os seus trabalhadores que agora precisam atender a um novo e surpreendente perfil: queremos pessoas engajadas, empreendedoras, proativas, criativas, abertas à mudança, resilientes, adaptáveis, capazes de lidar com a complexidade, bons aprendizes pela vida inteira, colaborativos e cheias de energia. Em meio a uma tal conjuntura, não é fácil liderar pessoas. Precisamos de novos modelos mentais, acompanhados de habilidades e ferramentas que não existiam há até bem pouco tempo. Foi pensando nesse desafio nada trivial – que o professor Luciano Alves Meira, co-fundador da Caminhos Vida Integral, desenvolveu o módulo LIDERANÇA HUMANIZADA – Quando o Alto Desempenho encontra o Bem-Estar.

Luciano Alves Meira

Sócio-fundador da Caminhos Vida Integral.

É facilitador em MBAs da FDC, da FAAP, do IPOG e da Aspectum.

Autor dos livros “Ser ou Não Ser: nossa dramática encruzilha evolutiva” e “A segunda Simplicidade: bem-estar e produtividade na Era da Sabedoria”. Coautor dos livros Novo Normal (?) e Soft Skills, Vols. I e II.

Já treinou líderes de diversas grandes empresas, a exemplo de: Volkswagen, Embraer, Kimberly Clark, Faber Castell, Casa da Moeda, Johnson & Johnson, Bunge, Matel, Nalco-Ecolab, Klabin, Eli Lilly, Latapak-Ball, MSD-Saúde Animal, LG – Lugar de Gente, Sicredi Cerrado, Althaia, Belgo, Anglo American, Clube Pinheiros, Sicoob, Grupo SSA, Agrojem, Sebrae/GO, Sicredi, Avanade entre outros.

Foi o responsável pela transferência de know how entre a FranklinCovey e a empresa Abril Educação para a implementação no Brasil do programa “O Líder em Mim”, que já foi implementado em centenas de escolas brasileiras. Trabalhou mais de duas décadas no Terceiro Setor, desenvolvendo projetos educacionais como “Real Beleza” (Instituto Sidarta – Dove Unilever) e há mais de uma década atua na área de T&D e em cursos de pós-graduação.

Tem um MBA em Liderança e Gestão organizacional pela UNICEUB-FranklinCovey, e é especializado em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos pela Universidade de Berkeley-CA.

#2 Estratégia e Inovação

Conceito

O ambiente de incertezas e transformações traz um grande desafio para os Líderes Contemporâneos – definir uma boa estratégia. Se o velho modelo de estratégia “top down”, linear e determinístico parece cada vez menos funcionar, nunca foi tão necessário para as organizações encontrarem um norte que ajude a inspirar, engajar e direcionar os esforços do time em tempos turbulentos. Nesse módulo os líderes encontrarão conceitos, ferramentas e práticas de Planejamento Estratégico e sua relação com a cultura organizacional. .

Luis Eduardo Carvalho

Sou o sócio fundador da Nodal Consultoria, dedicando-me há mais de 14 anos à consultoria nas áreas de Estratégia, Inovação e Balanced Scorecard.

Participei como colaborador e autor do prefácio em língua portuguesa do bestseller internacional “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios” (2011, Alta Books). Como professor convidado de Estratégia e Inovação, leciono em MBAs e Cursos Executivos da Fundação Dom Cabral e da FIA (USP).

Além disso, tive o privilégio de ser palestrante internacional, apresentando em eventos como o Balanced Scorecard Summit (no Peru e Chile), o Seminário Internacional – O Futuro da Inovação e o Congresso Internacional da Qualidade (PGQP/RS).

Meu envolvimento também se estende à publicação internacional “Balanced Scorecard Report”, editada pela Harvard Business School Publishing, onde contribuí com o artigo “Co-Creating a New Value Proposition at Real Tokio Marine Vida e Previdência”.

Sou colaborador em livros como “Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras” (Elsevier, 2005) e “Conhecimento nas Organizações e as Tecnologias Emergentes na Educação” (Thomson, 2008).

Possuo título de Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP, com foco em Estratégia Empresarial e Balanced Scorecard. Sou graduado em Economia pela Unicamp e detenho um MBA pela Business School São Paulo.

#03 Execução da Estratégia

Conceito

Um dos maiores especialistas em Execução da Estratégia do mundo, Ram Charan, afirma que 70% das estratégias falham por problemas de execução.  E esta somente poderá ser desenvolvida e ser sustentada por um líder preparado, atualizado em sua mentalidade, com uma grande evolução de habilidades e ferramentas empoderadoras para agir em um mundo onde a única variável constante é a mudança.

Nesta jornada trabalhamos o sistema de execução baseado nos pilares de estratégia, pessoas e operações, seus conceitos, caraterísticas e aplicação à prática diária da organização. Tudo para permitir que o líder seja capaz de garantir que a estratégia seja executada, hora após hora, dia após dia, semana após semana.

Todo este trabalho, suportado pelo entendimento do quanto a cultura, que significa “Jeitão que fazemos as coisas por aqui”, é um fator primordial para o resultado acontecer. Conheceremos os pontos críticos que potencializam ou criam dificuldade para fazer a execução acontecer.

Como diz Jack Welch – Se a cultura de sua empresa não estiver baseada na sinceridade, se as pessoas não disserem diretamente uma as outras o que elas sentem e pensam, esqueça a concorrência. A concorrência é um problema muito menor do que a sua própria cultura.

Marcelo Masini

Profissional com Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é sócio diretor – MMM Desenvolvimento e Assessoria Empresarial Ltda e parceiro da FranklinCovey Brasil.

Tem experiência na área de Gestão, Estratégia, Liderança, Cultura Organizacional, Inovação, Construção de Times com foco em Alta Performance Individual e Coletiva e trabalhando performance através de mudança de comportamento da Liderança.

Experiência em Coaching Executivo Individual – desenvolvimento e performance e em Grupo focado na aplicação de ferramentas de efetividade e eficácia. Professor nos MBA da FranklinCovey e IPOG.

#04 Gestão por Competências

Conceito

O método de se fazer gestão por competências traz o modelo mental de tomada de decisão sobre pessoas com critério e acordos bem estabelecidos, privilegiando uma tomada de decisão mais racional e assertiva, trazendo sustentabilidade para as relações líder e liderado. Alguns fatores influenciam fortemente a sustentabilidade na gestão de pessoas: uma liderança preparada, processos bem definidos que permitem compatibilizar objetivos e propósitos individuais aos propósitos organizacionais. A gestão por competências surge como uma metodologia capaz de amparar o desenho dos processos em gestão do capital humano, sustentando a vantagem competitiva da empresa, por meio das competências das pessoas que compõem o cenário organizacional. Trata-se de um processo de constante adaptação, pois as organizações precisam estar atentas às mudanças de mercado para alinhar as competências de seus funcionários às reais necessidades que surgem.

Cláudia Serrano

Sou psicóloga e Mestre em Administração pelo Mackenzie, com foco em Gestão da Diversidade. Possuo também o título de Master em Tecnologia Educacional e especialização em Psicodrama Pedagógico. Além disso, sou detentora de um MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano e especialista em ferramentas como DISC, Motivadores, Método Quantum e Human Code.

Atualmente, exerço o papel de professora nos cursos de pós-graduação e MBA da Fundação Dom Cabral (FDC), FAAP e FIA. Com mais de 25 anos de experiência, atuo como Headhunter e Consultora em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Minha trajetória inclui projetos para empresas de grande porte, tais como Laboratório Lilly, LDC, Takeda, Tokio Marine, BrasilPrev, Yamaha Motors e Yamaha Musical, Century Link, Banco Daycoval, Mondial Assistance, Ativa Investimentos, Portugal Telecom Brasil e Portugal, Esporte Clube Pinheiros, Xingu Agrícola, entre outras.

Adicionalmente, sou coautora dos livros “A Arte de Selecionar Talentos” da Editora DVS e “Ser Mais com T&D” da Editora Ser Mais.

#05 Gestão de Cultura

Conceito

“Cultura organizacional é um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos membros da organização, a partir das quais são produzidas as normas que moldam o comportamento dos indivíduos e grupos na organização”. (Schwartz e Davis, 1981)

Conteúdo

  • Cultura Organizacional – Identificando seus Componentes e seu papel. 
  • A Cultura e seus Reflexos nas Relações Estabelecidas.
  • A Gestão da Cultura Organizacional.
  • Os Atores e Papeis na Gestão da Cultura Organizacional.

Cláudio Queiroz

Mestre em Administração pelo Mackenzie, com especializações em RH pelo IAG Master, PUC/RJ, e em Marketing pela ESPM/SP, além de possuir MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano pelo UNICEUB. Sou especialista em Desenvolvimento Humano e Transformação Cultural.

Ao longo de 25 anos, desempenhei a função de Instrutor Estratégico na CAIXA Econômica Federal. Minha formação inclui Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute, Sociedade Brasileira de Coaching e ABRACEM. Sou Analista em DISC, Motivadores, Competências e Axiologia, e intervenho na metodologia HUMAN CODE.

Além disso, sou Facilitador de Biodanza® com formação pela Escola Paulista de Biodanza®. Como autor, publiquei os livros “As Competências das Pessoas: Potencializando seus Talentos” (Editora DVS, 2008 – 6ª Edição) e “O ELO da Gestão de Carreira” (Editora DVS, 2011 – 2ª Edição). Coautorei em obras como “Marketing Estratégico”, “100 Dúvidas de Marketing”, “Marketing Aplicado”, “SER + Líder”, “Educador Corporativo” e “Desafios de Vendas”.

Minha atuação como professor estende-se à pós-graduação e MBA na FGV, FIA e Fundação Dom Cabral, além de ter sido professor por muitos anos na FAAP e FranklinCovey.

Como palestrante, participei do CBTD – Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento por 10 anos consecutivos, sendo condecorado como TOP 5-CBTD em 2019.

#06 Liderança Transformativa

Conceito

A Liderança Transformativa materializa-se quando o líder, a partir da gestão de si e de quem se torna diante do outro e dos fatos, é capaz de provocar, de forma consciente e atenciosa, uma metamorfose no contexto, contemplando a solução mais criativa, produtiva e transformativa para si, para o outro e para o todo, trazendo equilíbrio e sustentabilidade a cada escolha/decisão. A palavra “Transformativa” evoca o empoderamento da ação e responsabilidade frente aos fatos e às escolhas.

Liderar é tomar decisões, tanto em relação às nossas próprias vidas, quanto às tarefas que assumimos nos contextos que estamos inseridos. Essa trilha de desenvolvimento leva em consideração que o líder, ao tomar decisões, busque encontrar o máximo de equilíbrio possível entre o que é bom para si, para os outros e para o contexto. O motor é o diálogo que considera a inclusão de vozes e perspectiva para aumentar a coesão e o engajamento. O norte é o propósito!

Izabela Mioto

Como Sócia Diretora da Arquitetura RH, minha formação inclui graduação em Psicologia pela Unesp, campus de Assis, e mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Além disso, sou pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP/SP e Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute), reconhecido pela ICF (Federação Internacional de Coaching). Obtive meu MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano pela Franklin Covey.

Membro Associado dos Doutores da Alegria, atuo como professora nos cursos de MBA em Gestão de Negócios, Finanças, Varejo e Gestão Comercial da FIA (Fundação Instituto de Administração). Também leciono nos cursos de Pós-graduação em Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios da FAAP/SP.

Minha experiência abrange diversas áreas, desde palestras até processos de Assessment, Coaching, implementação de gestão por competências e condução de grupos como consultora em empresas de grande porte. Entre as organizações em que atuei estão Brasilprev, Grupo Mahle, Valeo, Coca-Cola Femsa, Banco do Brasil, Citigroup, MWM IT, Pepsico do Brasil, Souza Cruz, Tintas Coral, Oracle, Stefanini, Aon Affinity do Brasil, Itaú, Merck Sharp Dohme, DuPont, TIM, BSH, Rede Record, Metagal, Mondial Assistance, Amcor Pet, Laboratório Lilly, Equifax, DHL, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Portugal Telecom Inovação Brasil e Portugal, Cargill, Anglo American, entre outras.

Além disso, coautorei nos livros “Ser Mais com Coaching” e “Ser Mais com T&D” da Editora Ser Mais.

Depoimentos

O que as empresas dizem sobre a Caminhos?

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Leve a Caminhos para sua empresa

Queremos auxiliar a você e sua empresa a atingir resultados sustentáveis, criar ambientes de trabalho psicologicamente seguros, aumentar exponencialmente os níveis de engajamento dos seus times, promover o desenvolvimento integral do potencial dos colaboradores e aumentar a integração criativa e a sinergia entre os integrantes dos times. É uma jornada de vida inteira, mas que deve começar com o primeiro passo. Entre em contato agora e dê início a essa viagem rumo à liderança eficaz e humanizada!

Suporte via Whatsapp

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Falar com nossa equipe comercial.

5 Práticas que todo Líder precisa dominar no Século XXI.

Introdução à Liderança Humanizada

Introdução

Os antigos modelos de liderança baseados na inteligência estratégica e nos sistemas produtivos estão em crise.

 

No passado, esses modelos funcionavam, mas hoje em dia, forças de mercado impulsionadas pela tecnologia e pela busca pela inovação disruptiva estão exigindo um novo perfil de trabalhadores.

 

 

As empresas agora necessitam de pessoas engajadas, empreendedoras, proativas, criativas, abertas à mudança, resilientes, adaptáveis, capazes de lidar com a complexidade e colaborativas.

 

Há muito tempo, a “mão de obra” tecnicamente qualificada deixou de ser suficiente. Precisamos de indivíduos completos, maduros, que abracem os objetivos e projetos, e que se sintam como donos do empreendimento, além de terem habilidades de trabalho em equipe.

 

Diante desse contexto desafiador, liderar pessoas se torna uma tarefa complexa. Precisamos de novos modelos mentais, habilidades e ferramentas que antes não existiam. É por isso que o professor Luciano Alves Meira, co-fundador da Caminhos Vida Integral, desenvolveu uma trilha de Liderança Humanizada. Essa trilha busca conciliar o alto desempenho com o bem-estar dos indivíduos, e inclui uma palestra introdutória interativa de apenas 2 horas.

Tópicos Importantes

Primeira Prática: AUTOCONHECIMENTO

O Líder conhece tão bem a própria luz e a própria sombra que deixa de ser fonte de estresse crônico para as pessoas que estão ao seu redor.

 

Segunda Prática: CRIAÇÃO DE SENTIDO 

O Líder que se torna mediador do sentido em tudo o que se realiza, da missão institucional às atividades cotidianas de uma equipe.

 

Terceira Prática: OLHAR DESENVOLVEDOR

O Líder enxerga o potencial dos colaboradores, mediando e estimulando o desenvolvimento deles em todas as etapas.

 

Quarta Prática: DIÁLOGO TRANSFORMATIVO

O Líder sabe como abordar todos os tipos de situação no trabalho sem ter que apelar para posturas de ameaça. Ao contrário, desenvolve a capacidade de dialogar sempre, fortalecendo os vínculos com os colaboradores e fazendo acordos sinérgicos com eles.

 

Quinta Prática: FOCO NA PESSOA INTEGRAL

O Líder realmente se importa com o destino das pessoas que trabalham ao seu redor, deseja não apenas que cresçam e que entreguem grandes resultados, mas que sejam pessoas melhores e, consequentemente, pessoas saudáveis e realizadas pessoal e profissionalmente, porque não é mais possível separar esses aspectos da existência.

O papel da Liderança na Era ESG.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução

Por: Hiago Rolla Martins

 

Diversidade eu convido para o baile; inclusão eu convido para dançar.

Vernā Myers vice

presidente de estratégia de inclusão da Netflix

 

Liderar não é sobre estar no comando. É sobre cuidar das pessoas que estão sob o seu comando.

 

Simon Sinek autor de Líderes se servem por último

 

Empresas que acolhem a diversidade são mais saudáveis, felizes e rentáveis. Construir uma cultura inclusiva não é só uma questão de compliance ético e moral, e sim uma necessidade para o bem-estar das pessoas e para a sustentabilidade (ESG) do negócio no longo prazo.

 

Diversidade e Inclusão nunca estiveram tão presentes no nosso dia a dia. Estamos todos sendo convidados a um novo conviver. Cuidar das pessoas e promover a inclusão da diversidade é zelar pelo florescimento das pessoas dentro das organizações.

Convite à reflexão

Você já sentiu que dentro de você existem barreiras que lhe impedem de acolher genuinamente as diferenças e se conectar com as pessoas no seu dia a dia?

 

Já pensou que pequenas ações diárias podem criar espaços seguros e acolhedores onde todos se sintam valorizados, independentemente de sua origem, identidade ou experiências?

 

Você já pensou que pode inspirar e encorajar outras pessoas a se engajarem em uma jornada de inclusão, formando uma corrente de mudança coletiva?

 

A nova oficina Diversidade, Equidade e Inclusão, da Caminhos Vida Integral, foi desenhada para nos ajudar a olhar para dentro de nós, identificar e compreender nossos medos, nossas vieses e nos permitir acolher a diversidade que compõe a essência do ser humano.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes observarão os seguintes tópicos:

 

  • Ampliar nossa visão de mundo para as singularidades das pessoas;
  • Aprender o valor da diversidade e a importância da inclusão;
  • Reconhecer quais são os nossos vieses inconscientes;
  • Compreender por que empresas que adotam a diversidade são mais saudáveis, inovadoras e rentáveis;
  • Descobrir as seis características do líder inclusivo;
  • Desenvolver competências para uma liderança inclusiva.

Caráter, competência, performance e vínculo profundo.

Ser confiável e não apenas confiar

Introdução

Por: Marcelo Masini

 

“A capacidade de estabelecer, ampliar e recuperar a confiança junto a todas as partes envolvidasclientes, parceiros comerciais, investidores e colegasé a principal competência de liderança da nova economia global.”

– Stephen M. R. Covey

 

Podemos considerar que a confiança é a base para a construção de relacionamentos saudáveis e duradouros. Quando confiamos em alguém, nos sentimos seguros e confortáveis para compartilhar nossos pensamentos, sentimentos e ideias. Isso cria uma atmosfera de abertura e colaboração, fortalecendo os laços entre as pessoas. A confiança também afeta o bem-estar e a satisfação pessoal.

 

Quando temos confiança em nossos relacionamentos, experimentamos maior tranquilidade, segurança emocional e senso de pertencimento. Isso contribui para nosso bem-estar psicológico e emocional, promovendo uma sensação de felicidade e realização em nossas vidas.

 

O que fazer e como fazer para que a confiança seja estabelecida nas relações humanas?

Convite à reflexão

Você já sentiu que dentro de você existem barreiras que lhe impedem de acolher genuinamente as diferenças e se conectar com as pessoas no seu dia a dia?

 

Já pensou que pequenas ações diárias podem criar espaços seguros e acolhedores onde todos se sintam valorizados, independentemente de sua origem, identidade ou experiências?

 

Você já pensou que pode inspirar e encorajar outras pessoas a se engajarem em uma jornada de inclusão, formando uma corrente de mudança coletiva?

 

A nova oficina Diversidade, Equidade e Inclusão, da Caminhos Vida Integral, foi desenhada para nos ajudar a olhar para dentro de nós, identificar e compreender nossos medos, nossas vieses e nos permitir acolher a diversidade que compõe a essência do ser humano.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes observarão os seguintes tópicos:

 

  • Ampliar nossa visão de mundo para as singularidades das pessoas;
  • Aprender o valor da diversidade e a importância da inclusão;
  • Reconhecer quais são os nossos vieses inconscientes;
  • Compreender por que empresas que adotam a diversidade são mais saudáveis, inovadoras e rentáveis;
  • Descobrir as seis características do líder inclusivo;
  • Desenvolver competências para uma liderança inclusiva.

Autoconhecimento, flexibilidade cognitiva, resiliência emocional e aprendizado contínuo.

Vencendo nossa Imunidade à mudança

Introdução

Por: Marcelo Masini

 

‘‘Todas as grandes transformações da história resultaram basicamente de mudanças de paradigma, ou seja, uma ruptura interna com as formas tradicionais e antigas de pensar.’’

– Thomas Kuhn

 

Vivemos em um mundo em ebulição, disruptivo, complexo e exponencial. A tecnologia e suas inovações/revoluções continuadas, as descobertas científicas, as artes, a ética, os movimentos de mercado, o meio ambiente, os interesses individuais e coletivos, os negócios, o poder, a segurança, a saúde, a educação, a cultura, a política, a evolução da consciência e as transformações atuais, impactam a cada momento as decisões a serem tomadas e implementadas.

 

O que fazer para estar com paradigmas, conhecimento e atitudes atualizadas a este mundo e que promovam performance em todos as dimensões da vida atual?

Convite à reflexão

No âmbito pessoal, a imunidade à mudança impede que as pessoas experimentem novas experiências, desafiem suas próprias limitações e busquem o desenvolvimento de novas habilidades.

 

Será que isso pode resultar em uma sensação de frustração e insatisfação, levando a uma falta de crescimento pessoal e um sentimento de estagnação?

 

No contexto profissional, a imunidade à mudança pode ser ainda mais prejudicial. Com a velocidade das mudanças no mundo dos negócios, aqueles que não conseguem se adaptar às novas demandas e tendências enfrentam o risco de ficar obsoletos. Será que a imunidade à mudança pode prejudicar os profissionais de se atualizem com novas habilidades, inovações e tecnologias, dificultando a competitividade e limitando as oportunidades de progresso na carreira?

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes observarão os seguintes tópicos:

 

  • Entendendo a imunidade à mudança como uma barreira para a evolução pessoal e profissional;
  • A visão da certeza vs. Curiosidade;
  • As habilidades essenciais para superar a imunidade à mudança;
  • Cases reais sobre o impacto desta questão na vida individual e coletiva;
  • Destravando o potencial;
  • Construindo o seu caminho para superar sua imunidade a mudança;
  • Testando sua suposição aplicando a metodologia SMART;
  • Agora é a sua vez de se comprometer em fazer acontecer.

Mobilizando a cultura de aprendizagem.

Segurança Psicológica

Introdução

Por: IZABELA MIOTO

 

“O arrependimento pelas coisas que fizemos pode se amenizado pelo tempo; é o arrependimento pelas coisas que não fizemos que é inconsolável.”

– Sydnei Harris

 

Quanto potencial humano acaba por ser desperdiçadopelo desconhecimento que ele existe, mas também pelo medo de arriscar colocá-lo em prática? Uma das condições para que as pessoas possam arriscar ir ao encontro de sua melhor versão é estarem em ambientes emocionalmente seguros.

 

Nesse sentido, a Segurança Psicológica passa a ser essencial para o florescimento do potencial humano, mas também para que as equipes possam encontrar e sustentar seus melhores desempenhos.

 

De acordo as palavras de Amy Edmondson, autora do livro ‘A organização sem medo – Criando Segurança Psicológica no local de trabalho para Aprendizado, Inovação e Crescimento:  ‘O medo inibe o aprendizado. Pesquisas em neurociência mostram que o medo consome recursos fisiológicos, desviando-os de partes do cérebro que controlam a memória operacional e processam novas informações. Isso prejudica o pensamento analítico, a perspicácia criativa e a resolução de problemas.”

 

No Workshop sobre Segurança Psicológica, dialogaremos sobre o que não é segurança psicológica e como ela pode aumentar os níveis de desempenho quando associada ao incentivo das lideranças para que as pessoas busquem altos padrões de desempenho, mobilizando uma cultura de aprendizagem.

Convite à reflexão

1- O que as pesquisas demonstraram sobre a importância da Segurança Psicológica nos locais de trabalho?

 

2- O que é e o que não é segurança psicológica?

 

3- Quais as relações da segurança psicológica com a neurociência?

 

4-Qual a importância do papel da liderança para construir ambientes emocionalmente seguros em que a cultura de aprendizagem e alto desempenho se fazem presentes?

 

5- Como construir segurança psicológica?

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes observarão os seguintes tópicos:

 

  • Compreender a importância da Segurança Psicológica para mobilizar equipes de alta performance.
  • O que é e o que não é segurança psicológica.
  • A ênfase que as pesquisas trazem sobre a importância da Segurança Psicológica.
  • O que indica a Neurociência sobre Segurança Psicológica.
  • Estratégias para construção de ambientes emocionalmente seguros.

Superando os desafios com leveza.

Equipe de Alto Desempenho

Introdução

Por: IZABELA MIOTO

 

Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas.”.

Confúcio

 

De acordo com o Dr. Stephen Covey, conseguimos realizar com mais sucesso quando atingimos um nível de maturidade que atinge o entendimento sobre as relações de interdependência que há entre tudo e todos.

 

A interdependência parte do pressuposto que o trabalho em equipe, de maneira sinérgica, passa a acontecer quando compreendemos que o todo influencia na parte e que a parte influencia no todo.

 

Edgar Morin nos ajuda a compreender que um sistema é mais e menos do que aquilo que poderíamos chamar de soma de suas partes: menos quando existem coações que inibem as potencialidades das partes, e mais quando se é possível observar o todo organizado como sendo alguma coisa maior que a soma das partes, porque faz surgir qualidades que não existiam nessa organização.

 

Ao constituir e sustentar uma equipe de alta performance é importante compreender os principais fatores que influenciam para que qualidades de alto nível possam emergir.

 

A coesão em um propósito se faz necessária, uma liderança emocionalmente equilibrada, a construção de um ambiente emocionalmente seguro onde a confiança possa prevalecer, pessoas certas nos lugares certos e o diálogo como motor para sustentar resultados de alto nível.

Convite à reflexão

1- Por que se tornou tão importante a compreensão sobre complexidade ao se fazer gestão de equipes de alto desempenho?

 

2- Você já percebeu que alguns líderes realizam suas liderança muito mais pela fragmentação do seu ego-sistema do que pela conexão aos propósitos tão importantes ao ecossistema e acabam perdendo engajamento e performance?

 

3- Por que algumas equipes, mesmo com adversidades contínuas conseguem realizar mais que outras?Qual a importância da motivação intrínseca?

 

4- Quais são as disfunções de uma equipe que não apresenta um bom desempenho?

 

A Oficina sobre equipes de alta performance foi elaborada para que se possa refletir sobre os principais aspectos que mobilizam e sustentam resultados de alto nível.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (4h), os participantes podem esperar os seguintes Benefícios:

 

  • Desenvolvimento de um senso de legado.
  • Atrair e reter talentos – o desafio que começa na contratação.
  • Competências: conceito e usos Definindo o perfil frente ao contexto dos desafios organizacionais e de mercado
  • A elaboração de perguntas com foco em competências.
  • Como estruturar o roteiro de entrevista.
  • Rastreando a resposta do candidato.
  • O clima da entrevista e técnicas para manter a autoestima do candidato.
  • Realizando a entrevista Avaliando os candidatos após a entrevista.
  • Onboarding relevante: não basta contratar.

Contratação assertiva: como identificar competências.

Aquisição e Desenvolvimento de Talentos

Introdução

Por: Claudia Serrano

 

Não contratou bem, seus problemas acabaram de começar!“

(Claudia Serrano)

Vivemos na era da Sociedade do Cansaço.

Contratar de forma assertiva é um desafio atualmente, seja pela escassez de profissionais qualificados ou pela urgência que o dia a dia traz.

No mundo complexo que vivemos a concorrência avança sem fronteiras. Serão vencedoras as empresas que conseguirem maior flexibilidade em seus processos para poder inovar e personalizar cada vez mais o seu produto ou serviço e a forma de atender clientes mais exigentes. Isso faz com que o capital humano tenha importância destacada, afinal o talento faz a diferença.

Convite à reflexão

1- Você considera o momento da contratação crucial para montar uma equipe de alta performance?

 

2- Tem clareza do que é fundamental no perfil requerido para a função, tanto nas hard skills (conhecimentos técnicos) quanto nas soft skills (comportamentos)?

 

3- Já se perguntou como vai saber se o que o candidato fala na entrevista é verdade?

 

4- O que fazer quando não encontra o profissional com o perfil ideal?

 

5- Como levantar dados para uma decisão assertiva?

 

​​A nova oficina Aquisição e Desenvolvimento de Talentos da Caminhos Vida Integral, foi desenhada para contribuir para que os profissionais que participam dos processos seletivos adquiram  repertório para  fazerem as melhores escolhas.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (4h), os participantes podem esperar os seguintes Benefícios:

 

  • Desenvolvimento de um senso de legado.
  • Atrair e reter talentos – o desafio que começa na contratação.
  • Competências: conceito e usos Definindo o perfil frente ao contexto dos desafios organizacionais e de mercado
  • A elaboração de perguntas com foco em competências.
  • Como estruturar o roteiro de entrevista.
  • Rastreando a resposta do candidato.
  • O clima da entrevista e técnicas para manter a autoestima do candidato.
  • Realizando a entrevista Avaliando os candidatos após a entrevista.
  • Onboarding relevante: não basta contratar.

Relacionamento interpessoal e empoderamento.

Feedback e Feedfoward sem Medo

Introdução

“Saber dar feedback que vise ao desenvolvimento e estimule o crescimento é crucial, pois pode fazer a diferença entre alguém que contribui de modo poderoso e positivo com a organização e alguém que, ao contrário, se sente diminuído e contribui muito menos. Uma única conversa pode ativar um colaborador ou desligá-lo”.

 

Monique ValcourProfessora Afiliada do TrhirdPath Institute.

 

Uma das chaves da comunicação interpessoal eficaz nas organizações está na prática bem conduzida do feedback. Sem ele, as pessoas simplesmente não sabem se estão se saindo bem no trabalho, e boa parte do desempenho e do desenvolvimento profissional fica comprometido.

 

Todavia, a tensão de falar sobre questões delicadas pode ser esmagadora, e muitos líderes tratam o feedback de forma desastrosa, contribuindo para o estabelecimento de um ambiente de estresse crônico que reduz a produtividade e o bem-estar.

 

Como resolver essa equação?

 

A oficina de Feedback e Feedfoward Sem Medo, da Caminhos Vida Integral, foi criada para trazer as práticas de feedback para uma sociedade horizontalizada que demanda posturas de respeito mútuo, protagonismo de todos e, acima de tudo, diálogo, muito diálogo!

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes podem esperar os seguintes Benefícios:

 

  • Compreensão da necessidade e a utilidade do feedback no processo de desenvolvimento humano.
  • Habilidade para evitar a Síndrome do Fracasso Inevitável.
  • Domínio das melhores posturas para se dar e receber um feedback eficaz sem rigidez e ameaças.
  • Compreensão das distinções entre Feedback e Feedfoward e quando utilizar um e outro.
  • Entendimento dos contextos em que o Feedback e Feedfoward se tornam ineficazes.

Superando os ruídos que impedem a compreensão mútua

Comunicação Eficaz e Humanizada

Introdução

“Saber expressar-se nunca foi tão importante. A linguagem corporal é menos transparente na tela. A palavra, principalmente escrita, ganhou importância depois da pandemia.”

 

Vivian Rio Stella, professora da Fundação Cásper Líbero

 

A oficina de Comunicação Eficaz, da Caminhos Vida Integral introduz uma sequência de reflexões e exercícios voltados à melhoria de nossa capacidade comunicativa em tempos disruptivos. Conforme nos ensina a fonoaudióloga Leny Kyrillos, doutora pela UNIFESP, “a comunicação precisa encurtar distâncias e aproximar as pessoas. Ela é eficaz quando você tem clareza daquilo que quer passar para o outro, e quando o que chega ao ouvido de seu interlocutor é o mais próximo possível da sua intenção original. Em resumo: a comunicação envolve a sua expressão e a compreensão do outro”.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes podem esperar os seguintes Benefícios:

 

  • Melhorar a harmonia e a coerência entre corpo, voz e palavra, que são os três grupos de recursos que compõem a expressividade.
  • Fazer melhores escolhas de linguagem, tendo em vista atributos de clareza, concisão e correção.
  • Aprimorar a competência da empatia por meio de uma escuta ativa plena.
  • Compreender as bases da comunicação assertiva e não-violenta.
  • Compreender os comportamentos geradores de confiança mútua.
  • Saber transformar conflitos potenciais em ideias inovadoras que geram sinergia a partir de posicionamentos contrários.

Autoconhecimento aplicado aos desafios pessoais e profissionais

Forças Autênticas

Introdução

“O indivíduo que conhece suas forças e virtudes pode impulsionar seu florescimento, ou seja,  é uma condição que pode permitir seu desenvolvimento pleno e saudável em todos os níveis  – psicológico, biológico e social”.

– Keyes & Haidt

 

As 24 Forças de Caráter, como um grupo, são uma linguagem comum que descreve o que há de melhor nos seres humanos. Essa é uma descoberta inovadora, pois nunca houve, historicamente, uma linguagem do caráter que atravessasse culturas.

Tópicos Importantes

Gerar experiências de autoconhecimento com base nas Virtudes e Forças de Caráter dos participantes.

 

Tópicos abordados na dinâmica do Workshop:

  • Introdução às Virtudes e Forças de Caráter.
  • Reflexões sobre a Assinatura de Forças pessoal.
  • Planejamento de aplicação das Forças em circunstâncias da vida profissional e pessoal.
  • Identificação das Forças que precisam ser desenvolvidas e daquelas que podem estar sendo utilizadas em excesso.
  • Identificação e apreciação das Forças de Caráter das outras pessoas.

Ampliando o Espaço entre o Estímulo e a Resposta

Agilidade Emocional

Introdução

“Para ser franco, nosso vocabulário emocional é lamentavelmente insuficiente”.

– Marc Brackett

 

A oficina Agilidade Emocional, da Caminhos Vida Integral, é uma aula interativa e prática para que você melhore a sua vida emocional em cinco áreas essenciais.

Convite à reflexão

Direcionamento da atenção: as emoções definem o que é importante para nós a cada instante. Nosso foco atencional é dirigido por elas. 

 

Tomada de decisões: as emoções ligadas ao que estamos vivendo agora (integrais) e outras que dizem respeito ao passado ou ao futuro (incidentais) exercem enorme influência.

 

Relações sociais: as emoções que associamos a cada pessoa de nosso círculo de relacionamentos, definem o modo como enxergamos e tratamos essas pessoas e como somos tratados por elas.

 

Saúde: Nossas emoções estão ligadas a reações fisiológicas em nosso cérebro, liberando hormônios e outras poderosas substâncias químicas que, por sua vez, afetam a saúde física.

 

Desempenho e criatividade: sentir-se bem nos incentiva a agir de forma criativa, o que nos faz sentir ainda melhor. Criatividade é um elemento importante em toda a vida humana. Sempre que tomamos uma decisão ou enfrentamos um desafio, temos a necessidade e a oportunidade de sermos criativos.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes observarão os seguintes tópicos:

  • Introdução à ciência das emoções, com base em autores como Susan David, Marc Brackett, Robert Leahy, Krsitin Neff e António Damásio.
  • Classificação, reconhecimento e vocabulário das emoções.
  • Consciência e agilidade emocional em momentos de estresse e sofrimento.
  • Cultivo de emoções positivas para uma vida mais plena.

Energia, Foco e Flow

Produtividade pessoal e ócio criativo

Introdução

Direcionar sua atenção ao objeto mais importante de sua escolha – e, em seguida, manter essa atenção – é a decisão mais significativa que você vai tomar em sua vida. Somos aquilo em que prestamos atenção. “

Chris Bailey, autor de Hiperfoco

Vivemos na era da Sociedade do Cansaço.

Somos super estimulados e demandados o tempo inteiro; embarcamos em experiências de automatismo e de estresse crônico, e acabamos negligenciando o que há de mais precioso: o sentido, o amor, o desenvolvimento e o autocuidado. 

Como conquistar ou resgatar vivências satisfatórias em nossa relação com o tempo, com a produtividade e com a vida em um mundo tão disruptivo como este em que estamos vivendo?

Convite à reflexão

1- Você sente que poderia realizar projetos de maior valor e mais satisfatórios se apenas pudesse ter mais tempo para se dedicar a eles? 

2- Já desejou ter mais espaço em sua agenda para se dedicar à família e para atividades de autocuidado e desenvolvimento pessoal?

3- Já entrou na cozinha ou na sala de sua casa e se deu conta de que esqueceu por que foi até lá?

​​A nova oficina Produtividade Pessoal e Ócio Criativo, da Caminhos Vida Integral, foi desenhada para ajudar as pessoas a se sentirem melhor, fortalecidas nessa relação.

Tópicos Importantes

Em uma sessão de um período (3h), os participantes podem esperar os seguintes Benefícios: 

  • Desenvolvimento de um senso de legado.
  • Clareza e direcionamento de objetivos de longo e médio prazo.
  • Aumento da energia mental e física.
  • Ampliação da capacidade de foco em atividades de alto valor.
  • Maior facilidade para encontrar soluções criativas para os desafios diários e estratégicos da vida.
  • Habilidades para criação de agenda eficaz, semanal e diária.
  • Equilíbrio consciente em questões que envolvem polaridades:
  •     Vida pessoal versus profissional
  •     Atividades de crescimento versus rotinas.