Do individualismo ao florescimento. Do florescimento à frutificação – Caminhos Vida Integral
Artigos

Do individualismo ao florescimento. Do florescimento à frutificação

Uma Forma não usual de Pensar a Empregabilidade

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Peter Drucker

Em minhas palestras e artigos, tenho insistido muito neste ponto: cedo ou tarde, as organizações terão de se tornar Escolas de Florescimento do Potencial Humano. Por que? Porque, por um lado, as organizações querem cada vez mais que seus colaboradores estejam fortemente engajados no trabalho, a ponto de criarem o tipo de inovação que gere experiências inesquecíveis aos seus clientes; mas, por outro lado, para as pessoas, não é mais suportável trabalhar em troca apenas de um certo ganho que cobrirá suas necessidades materiais essenciais. Elas querem trabalhar movidas por um propósito envolvente, em projetos apaixonantes, usando seus talentos de modo a alcançar a excelência profissional, e, tudo isso precisa ocorrer em um clima psicológico excepcionalmente positivo, repleto de autonomia. Você julga impossível resolver essa equação complexa? A mim, o que parece mais improvável é que o mercado de trabalho siga operando no modelo atual, considerando-se a insatisfação crescente nas relações entre líderes e liderados, e também os altos níveis de estresse, de ansiedade e de depressão no ambiente de trabalho.
Em artigos publicados anteriormente neste blog, discuti o papel das organizações (os empregadores), nessa crise que pede por novas respostas. Agora, pretendo falar um pouco mais do papel das pessoas que buscam aumentar a sua empregabilidade, inclusive daqueles que desejariam se tornar líderes dentro das organizações. Aqui vão algumas orientações para esses indivíduos, pensando no que ocorrerá com eles no longo prazo:

1. Deixem de buscar sucesso profissional ou ascensão na carreira. Em vez disso, tenham como foco a contribuição que vocês podem trazer para a sociedade, usando seus melhores talentos.

2. Para contribuir, abracem causas que considerem apaixonantes, e que gerem vários desafios de desenvolvimento para vocês.

3. Lembrem-se de que esses potenciais a serem atualizados devem incluir aspectos de diferenciação (enfatizar a própria autenticidade) e de integração (colocar essa autenticidade a serviço dos outros).

4. Sirvam com rebeldia, porque servir a sociedade não é o mesmo que submeter-se a injustiças. Muitas vezes os que desejam oferecer o melhor para todos precisam enfrentar os que só desejam o melhor para si mesmos.

5. Aprendam a suspender os julgamentos sobre o caráter alheio e cuidem bem do desenvolvimento do seu próprio caráter.

6. Apeguem-se menos às recompensas, até porque elas podem não vir, e se vierem é provável que, com o tempo, percam muito do seu brilho e significado. Em vez delas, procurem mais o estado de flow ou fluxo, definido como um estado de profunda concentração, em que a consciência está extraordinariamente bem organizada: pensamentos, intenções, sentimentos e todos os sentidos estão concentrados na mesma meta. Todos os elementos da experiência estão em harmonia. É como atingir uma espécie de êxtase enquanto se trabalha naquilo que se ama.

 

Esqueça a Empregabilidade

O famoso psiquiatra judeu austríaco Viktor Frankl, criador da Logoterapia, usava o termo “intenção paradoxal” para explicar este fenômeno: “A autorrealização, se transformada num fim em si mesmo, contradiz o caráter autotranscendente da existência humana. Assim como a felicidade, a autorrealização aparece como efeito, isto é, o efeito da realização de um sentido. Apenas na medida em que o homem preenche um sentido lá fora, no mundo, é que ele realizará a si mesmo. Se ele decide realizar a si mesmo, ao invés de preencher um sentido, a autorrealização perde imediatamente sua razão de ser” (Frankl, 1988, p. 38).

A melhor maneira de alcançar um alto nível de empregabilidade é parar de pensar nela e colocar a mão na massa, usando seus talentos para contribuir. A vantagem dessa atitude é a consciência de que empregos nem sempre estão disponíveis, mas causas centradas na dignificação humana, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na preservação dos recursos naturais, no aprimoramento das organizações e em todo tipo de verdadeiro progresso social sustentável estão sempre aí, aguardando corações, mãos e mentes corajosas que as abracem e se regozijem; afinal de contas a Neurociência já descobriu que nosso cérebro gosta de fazer o bem.

 

Para além do Florescimento

Algumas pessoas que me leem dirão: “é mais fácil falar sobre do que fazer essa transição”. Ora, admito que não é simples. Sair do modelo mental da busca individualista para o da contribuição, no mundo de hoje, requer um novo tipo de formação humana, baseada em Ciência, Filosofia e Arte. A aprendizagem desses novos saberes, contudo, precisa ser dinâmica, participativa, interativa e lúdica. Foi pensando nessa necessidade que fundamos a Caminhos Vida Integral e criamos o programa Plenitude para ajudar o processo que denominamos de resignificação. O programa é na verdade uma oficina, dividida em duas partes, que têm alcançado ótima recepção junto aos alunos do IPOG (Instituto de Pós-Graduação e Graduação), que o incorporou como tema transversal, ou seja, inseriu-o na matriz de todos os cursos de pós-graduação.

A primeira parte tem como fundamento conceitual os estudos de Visão Integral conduzidos pelo pensador norte-americano Ken Wilber. Nessa etapa, o aluno é estimulado e apoiado a conhecer-se melhor, por diferentes perspectivas, de acordo com esta proposta:

  • Conheça suas Virtudes e Forças de Caráter
  • Conheça seu Tipo Psicológico
  • Conheça suas Inteligências Múltiplas
  • Compreenda seus Estágios de Desenvolvimento da Consciência
  • Compreenda o que são Estados de Consciência e como eles impactam o seu desenvolvimento.
  • Compreenda melhor as suas Circunstâncias Existenciais (ou Quadrantes).

A conceituação da segunda parte é inspirada nos achados mais pragmáticos da Psicologia Positiva, a rigorosa Ciência fundada por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihaly, que tem como foco ajudar as pessoas a alcançar o florescimento de seus potenciais:

  • Vida Significativa – descubra seu propósito
  • Vida de Realizações – transforme seu propósito em ação
  • Vida Engajada – aumente o tempo que você entra em estado de flow.
  • Vida de Relacionamentos – aprenda a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos-chave.
  • Vida Aprazível – melhore a proporção entre emoções positivas e negativas no cotidiano.
  • Vida Integral – aprenda a cuidar melhor de seu desenvolvimento geral, considerando os quatro pontos essenciais que são: Corpo, Mente, Espírito e Sombra.

A principal inovação do Programa Plenitude é justamente a fusão de elementos de Visão Integral com os de Psicologia Positiva de um modo facilmente aplicável. O aluno sente-se seguro para acelerar sua transição entre os estágios de busca individualista e de contribuição porque encontra as reflexões, orientações, práticas e ferramentas necessárias para fazê-lo.

Essa inovação permite-nos ir além do que o estimado Dr. Seligman chama de florescimento. O que desejamos alcançar com o Plenitude é a apresentação do participante à Filosofia, à Arte e à Ciência da FRUTIFICAÇÃO, aquele estágio em que as pessoas são capazes de alimentar a alma do mundo, única e exclusivamente em função dos seres humanos extraordinários em que conseguiram se transformar.

____________________________________________________________________________
Sobre o interessantíssimo tema da Intenção Paradoxal, assista ao vídeo histórico do Dr. Viktor Frankl, no link a seguir:

Comentário (1)

  1. Estêvão Costa Daltro
    01/07/2017

    Saber o por quê estamos por aqui, nesta escola da vida chamada TERRA, é uma das maiores buscas do ser Humano. A proposta do Plenitude, tem o potencial de auxiliar a cada um a encontrar respostas com mais sentido e coerência com seu jeito de ser. A ideia de Frutificação, me parece uma graduação do que já vinha sendo proposto, afinal, conhece-se uma árvore pelos seus frutos. Frutifiquemo-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de Espera Receba um alerta por e-mail quando o produto estiver disponível. Informe seu melhor e-mail e nosso sistema lhe avisará automaticamente assim que o produto estiver em estoque.