Workshop Flow

Caminhos para a produtividade e o bem-estar

| 8h | 1 módulo(s)

Objetivos e ideias norteadoras

Os achados mais pragmáticos da Psicologia Positiva, a rigorosa Ciência fundada por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihaly, tem como foco ajudar as pessoas a alcançar o florescimento de seus potenciais. Para tanto, ensinam que os fatores críticos de Florescimento do Potencial consubstanciam-se em cinco aspectos: Vida Significativa (propósito), Vida de Realizações (Foco e Projeto Essencial), Vida Engajada (flow), Vida de Relacionamentos (qualidade nas relações) e Vida Aprazível (emoções positivas).

Essencial para a produtividade e o bem-estar, e acordo com o psicólogo Mihaly Csikszentmihaly, “FLOW” é um estado de profunda concentração, em que a consciência está extraordinariamente bem organizada: pensamentos, intenções, sentimentos e todos os sentidos estão concentrados na mesma meta.

Todos os elementos da experiência estão em harmonia. É como atingir um tipo de êxtase na dimensão da atividade, enquanto se trabalha naquilo que se ama.

O Professor Luciano Meira, em seu livro "A Segunda Simplicidade” toma essa definição como ponto de partida, e defende o futuro do tema Produtividade Pessoal, ao enunciar que com o estupendo progresso recente das ciências do desenvolvimento humano, a filosofia da produtividade será verticalmente afetada. Há algum tempo, ela já havia se descolado da ideia ingênua de apenas “fazer mais”. Agora, precisaremos também relativizar dois pontos que se tornaram clássicos e não sobreviverão à evolução cultural em curso:

1. A dicotomia “urgência – importância”.
2. O objetivo bem-comportado do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O conceito de produtividade terá de ser diretamente atrelado ao de florescimento de potenciais, saindo do foco de “fazer melhor” (objetivos) para “ser melhor” (subjetivos). “Fazer melhor” a serviço de quais causas, de quais sistemas? Einstein demonstrou que entendia muito bem o perigo dessa ideia acrítica de “Produtividade” quando escreveu: “Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável e não um ser humano pleno. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”.

Por isso mesmo, a busca de equilíbrio entre papéis (que já não é mais viável nos grandes centros urbanos) será substituída pela capacidade de se definir um centro gravitacional para a existência na forma de um propósito incondicional, ou missão.”

 

Formato e Materiais

O formato ideal é de 8h de duração, num único encontro, das 8h às 18h.

Cada participante receberá:

  • Link para a face de Forças e Virtudes da Jornada do Autoconhecimento
  • Book do Aluno
 

Programa

Manhã: 4h

Nessa etapa, o aluno é estimulado e apoiado a conhecer-se melhor, por meio do estudo das Virtudes e das Forças do Caráter.

Psicólogos adeptos da Psicologia Positiva identificaram vinte e quatro forças – os blocos básicos de construção que representam nossa individualidade, psicologicamente falando. Cada um de nós possui todas os vinte e quatro em vários graus e combinações. Essas forças, universalmente valorizadas, são definidas como traços positivos que são benéficos para nós mesmos e para os outros. Eles nos levam às emoções positivas, relacionamentos e atividades de vida envolventes e significativas, quando florescemos. Entender as suas forças de caráter pode aumentar sua confiança na sua própria capacidade de lidar com qualquer desafio que surja em seu caminho.

Ao final dessa Etapa, o aluno será levado a construir sua Declaração de Legado para a empresa.

Tarde: 4h

Um dos maiores desafios na construção do Flow é a capacidade de focar. Nesse sentido, os alunos serão apresentados para os conceitos do Essencialismo, que é a coragem para reduzir os projetos de vida ao estritamente essencial, aprendendo a evitar a sobrecarga gerada pelos receios conscientes e inconscientes do ego.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Jogo do Essencialismo
  • Elaboração de Projeto Essencial para materializar o legado
  • Agenda semanal e diária
  • Entrando em Flow
 

Ao final do dia, os participantes:

  • Descobrirão sua Assinatura de Forças: as 5 forças mais desenvolvidas dentre as 24 possíveis
  • Rascunharão uma Declaração de Legado que eles deixarão na empresa, aproveitando as respectivas forças
  • Aprenderão a mentalidade essencialista, que os ajudarão a aumentar o poder de foco
  • Criarão premissas de um Projeto Essencial, por meio do qual eles materializarão o legado na organização
  • Aprenderão a planejar melhor suas agendadas semanal e diária
  • Compreenderão o que é a experiência de flow e como criar condições para entrarem com mais frequência nesse estado.

Concepção

Luciano Meira
Saiba mais

Leve este programa para sua empresa
nos formatos workshop ou palestra

Quero participar!