28 nov 2019

Liderança Humanizada é a chave para manter o engajamento dos colaboradores

Uma pesquisa do Instituto Gallup revelou que a média mundial de engajamento dos colaboradores nas empresas é de apenas 15%. O resultado deste dado não reflete apenas no bem-estar e produtividade dos profissionais, como está relacionado diretamente nos índices de desempenho das organizações. Isso porque o termo engajamento carrega uma enorme carga afetiva: quem se sente engajado valoriza ou ama aquilo que faz e, justamente por isso, procura executar suas atividades com perfeição.

Estamos vivenciando o fim da Liderança Moderna, marcada pela verticalidade, comando, controle, treinamento de competências e foco apenas em lucros. Na Liderança Pós-Moderna, predominam a horizontalidade, o protagonismo, o desenvolvimento integral dos colaboradores e resultados sustentáveis. Para a criação de um ambiente que favoreça o engajamento nesta nova realidade das organizações, dois pontos críticos precisam ser desenvolvidos nos líderes contemporâneos: a compreensão do fenômeno humano e o conhecimento das práticas que estão ao seu alcance e são de sua responsabilidade.

Além da criarem ambientes propícios ao engajamento e à produtividade sustentável, estes líderes possuem características como:

  • Conhecimento e melhor utilização das suas próprias forças
  • Criação de equipes com as pessoas certas nos lugares certos
  • Redução da incidência de “Burnout” e outros sintomas de sofrimento psicológico dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Somente líderes humanizados conseguem mensurar quanto cada membro da sua equipe oferece de seu talento, paixão e comprometimento e, consequentemente, são capazes de manter o engajamento saudável dos colaboradores. Sua função é ajudar as pessoas a enxergarem as próprias forças de caráter e seus pontos mais frágeis, para que possam trabalhar de forma proativa em seu próprio fortalecimento.

Conheça o Módulo Liderança Humanizada, oferecido pela Caminhos Vida Integral no Curso Liderança Plena.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.