16 maio 2019

CONFIRA 3 OBRAS FUNDAMENTAIS SOBRE O PODER DA MEDITAÇÃO

Comecei a meditar aos 18 anos. Para mim, a meditação é a chave mais preciosa no processo do desenvolvimento da consciência de qualquer ser humano. É nesta conexão interna que realizo todas as manhãs que percebo que não SOU o que POSSUO: sucesso, fracasso, currículo, papel social… São nestes 15 minutos diários que mergulho no oceano do presente eterno, esse não-tempo em que a liberdade é plena de possibilidades.

A palavra meditação vem do latim, meditare: ir para o centro, desconectar-se do mundo exterior para voltar a atenção ao universo interior. A arte ancestral ganhou popularidade ocidental na década de 60 e hoje é reconhecida cientificamente pelos benefícios comprovados que traz para a saúde mental e física das pessoas, como:

  • Redução da ansiedade,
  • Diminuição de sintomas de depressão,
  • Melhora de foco e memória.

A meditação não tem idade, classe social, religião, contraindicações, nem condições ideais para ser colocada em prática. Observamos hoje desde escolas públicas a grandes organizações que buscam com esta experiência transcendental despertar os indivíduos para o autoconhecimento e elevá-los à clareza mental e emocional. O resultado?

  • Equilíbrio emocional,
  • Produtividade,
  • Criatividade,
  • Atenção plena.

Em outras palavras, seres integrais, dispostos, engajados e felizes na vida pessoal, escolar e profissional.

Quando a meditação transcendental se torna para alguém o ponto alto de seu dia, esse alguém pode abrir mão de suas expectativas em outras áreas. Aprende a apreciar o que é simples, sente-se seguro em sua pura interioridade. Pode se concentrar mais nas contribuições a fazer no mundo e menos em seus direitos e desejos pessoais.

A meditação sob três óticas

Para ampliar essa discussão dentro de nossas Instituições, deixo uma lista com três livros fundamentais que tratam da meditação sob três diferentes óticas:

A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO
Daniel Goleman e Richard Davidson

O livro aborda a o poder surpreendente da meditação em nosso cérebro. Com base em pesquisas, os autores revelam o que podemos aprender sobre a meditação a partir de um surpreendente conjunto de dados e como a prática da meditação pode mudar de forma extremamente positiva nossa maneira de pensar, sentir e agir. Goleman e Davidson mostram que o treinamento mental constante cultiva qualidades como desprendimento, amor e compaixão, redesenhando de forma duradoura nosso circuito neural.

 

PRATICANDO A PRESENÇA
Joel Goldsmith

Em meio às tempestades da vida, os altos e baixos e os momentos de alegria, frustrações e insucessos, Joel Goldsmith descobriu o segredo para se manter otimista, gentil e, acima de tudo, deixar a sua vida e a de outros ao seu redor melhor. Tornando as palavras das Escrituras Sagradas como a base de seus momentos de reflexão, o autor pode compreender que estar na presença constante do Criador é uma atividade consciente que requer prática e que só traz bênçãos para nossa vida.

 

INTEGRAL MEDITATION
Ken Wilber

A Editora Vida Integral lançará, ainda este ano, a obra em português, com o título de Meditação Integral. No livro, Ken Wilber trata a Atenção Plena como uma abordagem para a transformação pessoal. O autor apresenta todos os benefícios para o corpo, a mente e o espírito da prática, assim como instruções de meditação e contemplações guiadas passo a passo. Os leitores aprendem a criar um gráfico para acompanhar o progresso e descobrir pontos fortes e potenciais naturais.

 

Luciano Alves Meira é sócio da Caminhos Vida Integral e Editora Vida Integral, idealizador do Workshop Plenitude que já impactou mais de 20 mil pessoas no Brasil e autor do livro “A Segunda Simplicidade: Bem-Estar e Produtividade na Era da Sabedoria”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.