29 jul 2019

Como aumentar a concentração no ambiente de trabalho?

Saiba como promover experiências de FLOW pode contribuir para o aumento da sua produtividade e bem-estar.

Conheça o WORKSHOP FLOW.

Quantas horas do seu dia de trabalho você fica tão entretido e imerso em alguma atividade que te faz perder a noção do tempo? Criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito de FLOW refere-se a um estado de profunda concentração e foco, em que a consciência está bem organizada e os pensamentos, as intenções e os sentimentos estão integrados à mesma meta, proporcionando maior produtividade e o bem-estar para os profissionais.

O especialista em Desenvolvimento Humano e escritor Luciano Alves Meira explica que os benefícios das pessoas que vivenciam o estado de FLOW são concentração profundasensação de controle e distorção do tempo.

Quando as pessoas estão posicionadas nas atividades e funções corretas, gerenciando projetos nas áreas que dominam, elas se sentem mais seguras e realizadas

Luciano Alves Meira, idealizador do Workshop FLOW e sócio da Caminhos Vida Integral, empresa de educação corporativa que já proporcionou o desenvolvimento de mais de 35 mil pessoas em universidades e empresas como o Grupo Merck & CO. INC e Esporte Clube Pinheiros com soluções que aliam o desenvolvimento do potencial humano, a produtividade e o bem-estar.

Mas como encontrar o Estado de FLOW no trabalho?

Luciano explica que um dos maiores desafios na construção do FLOW é a capacidade de focar e que a base para seu desenvolvimento são:

  1. Autoconhecimento: o primeiro passo para vivenciar o Estado de FLOW é a pessoa passar por uma intensa jornada de autoconhecimento para detectar quais seus pontos fortes. Quanto mais as pessoas se conhecem, especialmente suas forças de caráter, mais oportunidades elas têm de entrar em estado de FLOW.
  2. Alinhamento: para chegar ao estado de FLOW de modo recorrente no trabalho, as pessoas precisam alinhar essas forças com suas inteligências naturais, além de compreender claramente suas próprias expectativas.
  3. Essencialismo: o terceiro passo é as pessoas se tornarem mais essencialistas. Para isso, os profissionais precisam ter uma agenda enxuta, aprendendo a dizer não ao supérfluo e a administrar apropriadamente as interrupções evitáveis.Saber dizer não ao excesso de estímulos é fundamental. “O conceito do Essencialismo trabalha justamente a coragem para reduzir os projetos de vida ao estritamente essencial, aprendendo a evitar a sobrecarga gerada pelos receios conscientes e inconscientes”, afirma Luciano.

Segundo o executivo, quando as pessoas conseguem colocar em prática esses três conceitos, alcançam uma vida profissional mais harmoniosa. “É como atingir um tipo de êxtase na dimensão da atividade, enquanto se trabalha naquilo que se ama”. Além de sentirem-se mais seguros e concentrados, os profissionais que vivenciam o Estado de FLOW conseguem gerar resultados mais sustentáveis, construir legados mais significativos nas empresas e alcançar papéis de destaque nas organizações.

Saiba mais sobre o WORKSHOP FLOW: caminhos para a produtividade e o bem-estar

*Luciano Alves Meira é sócio da Caminhos Vida Integral, idealizador dos Workshops Plenitude e FLOW e autor do livro “A Segunda Simplicidade: Bem-Estar e Produtividade na Era da Sabedoria

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.