18 out 2019

Caminhos Vida Integral firma parceria com plataforma de ensino a distância

A Caminhos Vida Integral acaba de agregar o formato de Ensino a Distância ao seu portfólio de treinamentos voltados às organizações. As soluções estão disponíveis na plataforma digital Core Skills, desenvolvida pelo Programa Semente, que promove o desenvolvimento socioemocional em educadores e alunos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

O objetivo da plataforma é levar para os profissionais de diferentes áreas de atuação soluções voltadas aos 5 domínios da aprendizagem socioemocional: Autoconhecimento, Autocontrole, Empatia, Habilidades sociais e Decisões responsáveis. As primeiras aulas já estão no ar: Resiliência e Regulação da preocupação e da ansiedade. Os próximos cursos a serem lançados serão Regulação Emocional: manejo da raiva e controle de impulso e Julgamento e Tomada de Decisão.

Cada aula disponibilizada pela Core Skills tem duração média de uma hora e uma dinâmica interativa, com a realização de testes de conhecimento, por exemplo. A plataforma possibilita, ainda, que os gestores tenham acesso ao andamento de cada aluno ou colaborador que participa dos módulos contratados.

Os conteúdos de estreia são ministrados por Celso Lopes de Souza, médico psiquiatra, professor e fundador, há 20 anos, do Programa Semente. Dr. Celso foi responsável, ainda, pela estruturação de todo o conteúdo da plataforma Geekie, utilizada no MEC para preparar alunos para o ENEM. Em breve, Luciano Alves Meira, sócio de Caminhos, que já trabalha no desenvolvimento de outros treinamentos, também gravará vídeos-aulas exclusivas para o canal.

“A parceria é fruto da sinergia e de necessidades da Caminhos e do Programa Semente. De um lado, o Dr. Celso buscava conteúdos voltados à capacitação de profissionais da área de educação para aplicação do conhecimento sobre habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes. Do outro lado, a Caminhos que já trabalha com treinamentos voltados a soft skills nas organizações, sempre teve o desejo de trabalhar com o formato de EAD. Com esta união, temos um enorme potencial de levar conhecimento para profissionais de todas as áreas das organizações e de instituições de ensino”, conta Luciano.

Veja os conteúdos abordados nos 4 cursos disponibilizados pelo Core Skills:

1. Resiliência:

 

2. Regulação da preocupação e da ansiedade:

 

3. Regulação da raiva e controle de impulsos:

  • AULA 1
    Reconhecendo as características e estágios da raiva (aborrecimento, frustração, irritação, fúria) e alguns de seus gatilhos.
  • AULA 2
    Compreendendo a estrutura de emoções compostas, como a vergonha e a inveja.
  • AULA 3
    Entenda a importância da emoção “calma”, bem como as suas características.
  • AULA 4
    Saber identificar a potencialização da impulsividade durante os estados de raiva e as suas consequências.
  • AULA 5
    Apropriar-se de técnicas de flexibilização cognitiva (pensamentos e contextos) e de técnicas comportamentais (respiração, atitude, e o “time” de sair de cena).
  • AULA 6
    Como lidar com impulsos perigosos por meio de técnicas de ação oposta como; saber falar não e, como escapar numa boa de situações embaraçosas

4. Julgamento e Tomada de Decisão:

  • AULA 1
    Compreendendo o processo cerebral para a formação das percepções, diferenciando o sistema automático do sistema elaborado e como operam cada um deles.
  • AULA 2
    Entendendo a influência multifatorial dos sistemas, chamada de vieses, que podem nos conduzir a conclusões equivocadas e decisões questionáveis.
  • AULA 3
    Aprenda identificar e lidar com o viés da disponibilidade.
  • AULA 4
    A predisposição para a “necessidade de obter a recompensa imediata”.
  • AULA 5
    Impulsos e gratificações imediatas.
  • AULA 6
    Força de vontade associada à capacidade de frear decisões que conduzam a comportamentos inadequados.

Mais informações sobre como levar as soluções no formato EAD para sua organização: caminhos@caminhosvidaintegral.com.br

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.