15 Maio 2018

O ROTEIRO DO DESENVOLVIMENTO PLENO

O desenvolvimento humano é um processo dialético que raramente se realiza, um potencial instigante que dorme em cada um de nós, aguardando a oportunidade de florescer e frutificar.

A tese é o fato de que nascemos animalizados, conectados de modo instintivo e quase inconsciente à natureza.

A antítese é a emergência da razão intelectual em nós: nas palavras de Charles Taylor: “abrimos nosso caminho com empenho e esforço para adquirir cultura e entendimento, lenta e dolorosamente. Isso não é um infortúnio acidental, pois o pensamento ou a razão só podem existir em um ser vivo, mas os processos da vida em si são inconscientes e dominados pelo impulso irreflexivo. A realização do potencial de vida consciente, portanto, requer esforço, divisão interna e transformação ao longo do tempo”.

A síntese, quando alcançada, aparece na forma da espiritualização: a experiência transcendente. Anos de meditação (vide a obra A Ciência da Meditação dos pesquisadores Goleman e Richardison) são necessários para que finalmente instinto, emoção e razão harmonizem-se no ser humano, criando um espetáculo insuperável de ética, estética e sabedoria.

Luciano Meira
Cofundador da Caminhos Vida Integral

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.