8 maio 2017

A Linguagem do Desenvolvimento do Potencial Humano

Precisamos no mundo de um vocabulário e de uma gramática de desenvolvimento do potencial humano, portanto uma linguagem apropriada para a vivência desse fenômeno.

Quando os pais extrovertidos de uma criança introvertida acham que há algo errado com o filho, vemos que falta conhecimento e compreensão aos pais.

Quando dizemos que alguém é um “mau caráter” por não compreendermos que esse alguém tem forças de caráter distintas das nossas, demonstramos a fragilidade da nossa linguagem para tratar assuntos de desenvolvimento.

Esses são apenas dois pequenos exemplos do que ocorre quando não temos uma linguagem apropriada para tratar desses temas.

As linguagens evoluem junto com o Ser Humano. Assim, na antiguidade grega a linguagem dominante para explicar os fenômenos era a mitologia. Com o advento da filosofia racional os mitos caíram em descrédito.

Quando entramos na era moderna, a partir do Iluminismo europeu, a linguagem religiosa medieval perdeu terreno para linguagem científica. Na idade média a autoridade do saber era religiosa, na idade moderna a autoridade está na Ciência. Mas o fenômeno do desenvolvimento é o que é.

Exemplo: na mitologia indiana, Krishna explica a Arjuna que “quem vive na luz da verdade vê Deus em todos os seres”. Essa ideia de reconhecer a centelha divina nos outros para viver melhor reaparece hoje na Psicologia Positiva, quando os pesquisadores descobriram que podemos melhorar nossos relacionamentos se prestarmos mais a atenção nos pontos fortes dos outros em vez de focar os seus defeitos. Esse procedimento é chamado pelos psicólogos de strentgh spotting: mantenha o foco nos pontos fortes.

São linguagens distintas para representar o mesmo princípio.

A evolução cultural acontece em espiral. As gerações sucessivas voltam aparentemente ao mesmo lugar para encontrar a sabedoria. Na verdade estão reencontrando ao mesmo tempo que estão reinventando a sabedoria.

Luciano Meira
Caminhos Vida Integral

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.