21 dez 2016

EVOLUA, DESCUBRA-SE, FLORESÇA!

No complexo ambiente contemporâneo, todo profissional precisa demonstrar um bom equilíbrio entre competências cognitivas, técnicas e socioemocionais. Até bem pouco tempo atrás, conhecer a si mesmo, aumentar a produtividade pessoal, saber trabalhar em equipe e saber lidar serenamente com mudanças e pressões eram capacidades de uma minoria. Mas agora, essas competências estão se tornando requisitos básicos de todo profissional que deseja entregar resultados de qualidade.

Além dessas importantes competências, todas as pessoas buscam uma experiência de realização pessoal que não pode ser alcançada pela força exclusiva do profissionalismo. É fácil entender que as organizações enfatizem treinamentos em busca de produtividade, mas a formação do Ser verdadeiramente Humano vai além dos objetivos organizacionais. Com muita propriedade, afirmava Albert Einstein: “Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável e não um ser humano pleno. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”. 

Por isso, a Caminhos entende que é preciso chamar a atenção para a necessidade de investirmos no desenvolvimento integral do ser humano. O ser humano integral é aquele que desenvolve ao máximo os seus potenciais genuínos de caráter, inteligências, talentos, para coloca-los espontaneamente a serviço da sociedade.

Abraham Maslow já dizia que “se você planeja ser qualquer coisa menos do que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida”. Ou seja, descobrir quem você é, do que é capaz e de onde pode chegar, contribui para uma vida mais feliz, mas para que isso aconteça é necessário…florescer!

Apesar da delicadeza desse gesto, o florescimento é o momento de maior força e intensidade no seu ciclo de vida de uma flor. O desabrochar dos botões das flores são experiências de expansão. Assim como na natureza, o ser humano também pode passar pelo florescimento, um estágio especial do desenvolvimento de seus potenciais. Trata-se de uma fase em que o melhor de si vem à luz através de exercícios de profunda reflexão e ações coerentes com o propósito pessoal. Graças ao cultivo de certas práticas e de escolhas recorrentes, o Bem-Estar psicológico torna-se contínuo na experiência de uma pessoa.

E foi exatamente com o desejo de estimular o florescimento do potencial integral das pessoas por meio da Ciência, da Filosofia e da Arte que a Caminhos – Vida Integral nasceu. “Todo ser humano busca o próprio bem-estar, consciente ou inconscientemente. O querer sentir-se bem é um impulso natural, mas o saber sentir-se bem precisa ser aprendido”, explica Luciano Meira, sócio-fundador da Caminhos Vida Integral.

Segundo Luciano Meira, a prioridade da vida deve ser o crescimento das pessoas. Quando um ser humano descobre e desenvolve o melhor de si, os resultados passam a vir de forma mais natural, de modo sustentável e com muito mais satisfação no processo. Para criação deste nível de consciência, é que a Caminhos Vida Integral pretende contribuir as pessoas através de aulas, palestras, workshops, entre outros.

Através do Workshop Plenitude, também chamado de Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I e II nos cursos de pós-graduação do IPOG, os participantes serão levados numa jornada de autoconhecimento, por meio do conhecimento das suas principais forças de caráter, de suas maiores inteligências, do seu tipo psicológico, para em seguida, dar-lhes a conhecer as visões de mundo que acabam determinando os valores dominantes de suas escolhas na vida. “Mais importante do que os resultados é a jornada. E mais importante do que a jornada é a pessoa em que nos tornamos ao longo dela”, destaca o sócio fundador da Caminhos: “A educação para o Desenvolvimento Integral pode se dar por múltiplos caminhos. Nossa paixão é ajudar as pessoas a encontrarem esses caminhos para que se encontrem a si mesmas”, completa Luciano Meira.

Anabella Meira
Desbravadora de caminhos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.