Jornada do Autoconhecimento

A Jornada do Autoconhecimento começa com um questionário eletrônico. O recurso gera um relatório muito rico em informações sobre o perfil e as forças pessoais do indivíduo, permitindo um olhar mais compreensivo de sua dinâmica comportamental. O Relatório apresenta ao participante quatro dimensões de autoconhecimento, representadas como quatro faces de uma montanha:

Face leste recurso de estímulo ao Autoconhecimento de suas Forças de Caráter

(ref. Peterson PhD e Seligman PhD)

Na primeira etapa, o Recurso apresenta ao participante as 24 forças de caráter – características positivas expressas em nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos e que contribuem significativamente com o nosso florescimento – organizadas hierarquicamente de acordo com as respostas dadas ao questionário, dentro das 6 virtudes universais (Sabedoria, Coragem, Humanidade, Justiça, Temperança e Transcendência).

As 5 primeiras listadas representam a assinatura de forças de caráter do indivíduo. Após análise do relatório, o participante pode selecionar outras forças, caso façam parte das 5 primeiras com as quais mais se identifica e usa no seu cotidiano. Desta forma, ele perceberá as virtudes as quais elas estão relacionadas.

 

Face sul recurso de estímulo ao Autoconhecimento do seu tipo psicológico

(ref. Jung) 

O recurso de estímulo ao autoconhecimento do Tipo Psicológico e? baseado na teoria dos Tipos Psicolo?gicos de Carl Gustav Jung, bem como nos incrementos teo?ricos apresentados pelas autoras Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers. Esse recurso tem como objetivo mostrar a tipologia psicológica do participante, assim como suas principais tendências de comportamento, pontos que devem ser melhorados e estratégias de desenvolvimento, a partir de suas respostas dadas a situações comuns do cotidiano, do trabalho, da vida pessoal e social, entre outras. O resultado e? fornecido com base em tendências comportamentais classificadas em dois polos:

FONTE DE ENERGIA PESSOAL 

X – Busca de energia fora de si


N – Busca de energia dentro de si

FORMA DE PERCEBER A REALIDADE 

C – Concreta – pelo uso dos cinco sentidos e observação dos detalhes


I – Intuitiva – pelo uso do sexto sentido e compreensão do todo

FORMA DE AVALIAR AS SITUAC?O?ES E TOMAR DECISÕES 

R – Razão e logica impessoal são considerados primeiramente


S – Sentimentos e relacionamentos são considerados primeiramente

ESTILO DE VIDA 

M – Método, sempre que possível


E – Espontaneidade, sempre que possível

Face norte recurso de estímulo ao Autoconhecimento de suas inteligências

(ref. Gardner PhD) 

Estudos mostram que quando uma pessoa usa uma inteligência, ela está caminhando em direção a uma competência, se essa for de fato uma inteligência natural. E quando essa inteligência é atrelada a uma força de caráter, o que podemos observar é um grande nível de automotivação e produção. Portanto, praticamente todos os teóricos concordam: a Inteligência é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento humano. Nesta etapa, o relatório apresenta nove inteligências com percentis correspondentes às respostas do participante, o que significa seu grau de habilidade em cada uma delas.

  

Face oeste recurso de estímulo ao Autoconhecimento do seu nível de consciência e valores 

(ref. Graves PhD) 

Clare Graves foi um dos pioneiros no estudo dos estágios do autodesenvolvimento a considerar um sistema a partir da dinâmica da espiral, propondo um complexo esquema do desenvolvimento humano que se desdobra em níveis ou ondas de existência, conforme valores e níveis de consciência.

Don Beck e Christopher Cowan, seguidores de Graves, aperfeiçoaram e aprofundaram significativamente esta teoria, demonstrando que os níveis de desenvolvimento (ou ondas) não são fixos, e sim, fluidos, resultando em um entrelaçamento, uma teia de valores que se sobrepõem dando origem a uma espiral ascendente e dinâmica. Esses níveis foram divididos pelos autores em oito cores que são apresentadas no Recurso, sendo cada uma representação de onda do desenvolvimento humano.

O objetivo é mostrar aos participantes como sua vida está sendo orientada em relação a novos valores e os valores ancestrais. Com base nas respostas, os participantes têm acesso aos 08 níveis da espiral e o percentual correspondente a cada um deles, adquirindo, portanto, uma visão de como seus valores estão guiando sua vida.

A Caminhos oferece hoje uma solução completa para o desenvolvimento humano, organizada em três passos principais: tudo começa na Jornada do Autoconhecimento, que é um recurso exclusivo e diferenciado porque gera um relatório que cruza quatro aspectos distintos e complementares das forças pessoais. Depois vem o Workshop Plenitude, que leva o participante a compreender melhor o relatório e a planejar seu desenvolvimento no longo prazo. Finalmente, o processo se completa quando o participante passa por algumas sessões de Coaching de Forças Essenciais. Esses três passos conduzem em direção à ressignificação e reorganização do Ser, do Fazer, do Conviver e do Ter. O indivíduo passa a ser protagonista do planejamento do seu crescimento contínuo. Consequentemente, começa a ter mais satisfação no trabalho, na vida pessoal e maior produtividade também”, afirma Luciano Alves Meira.

  

Entenda os passos disponíveis no processo e adquira sua Jornada do Autoconhecimento:

  • Responda o questionário e receba seu relatório de Autoconhecimento.
  • Para compreender melhor seus resultados, receba a devolutiva do relatório com a ajuda de um coach da Caminhos, em duas sessões de 1h30.
  • Ao final da devolutiva, você recebe seu Caderno de Autenticidade, que contém orientações passo a passo para a elaboração de um plano pessoal de desenvolvimento.
  • Se preferir, o Caderno de Autenticidade pode ser preenchido por você com a ajuda de um coach da Caminhos. Para saber mais informações, entre em contato pelo e-mail: caminhos@caminhosvidaintegral.com.br
 

Investimento:

Link + Relatório: R$ 250,00

Devolutiva individual (3h de duração com Facilitador/Coach da Caminhos Vida Integral + Caderno de Autenticidade): R$ 750,00

A Caminhos também disponibiliza o Coaching para formação do Plano de Desenvolvimento Pessoal e Curso de Formação para Devolutiva do Jornada do Autoconhecimento.

Coordenadores

Anabella Meira
Saiba mais

Conhecer o Recurso de estímulo ao Autoconhecimento e suas aplicações