11 dez 2019

Práticas do SER #1: Conheça-te

Chega o final do ano e as listas de promessas vem à tona. Que tal trocar metas inalcançáveis por uma intensa jornada de autoconhecimento, propósito e sentido existencial? Está de volta a nossa série #caminhandojuntos. E o tema da segunda temporada é “Práticas do SER”.

A primeira prática é sobre Autoconhecimento.

“Conhecer a si mesmo é um processo contínuo, intencional, que resulta em múltiplos saberes, e ocorre em duas dimensões.

Na dimensão existencial, o autoconhecimento se expande quando nos tornamos testemunhas de nós mesmos, aprendendo a dar nome às nossas próprias emoções positivas e negativas, compreendendo melhor nossas preferências expressivas, nossas forças de caráter, nossos traços de personalidade, nossa dinâmica mental, observando os gatilhos que nos levam ao estresse ou à perda de foco por um lado, e, por outro, os estímulos pelos quais nos aproximamos mais das pessoas, melhoramos nosso desempenho e realçamos nosso bem-estar. Essa é uma parcela extensa, porém finita, do autoconhecimento.

Na dimensão essencial, o autoconhecimento vai além. Mergulhamos, por meio do silêncio, no oceano espiritual que transcende todo e qualquer papel social e as identidades físicas, mentais e emocionais, alcançando o campo do intangível, a parte profunda e infinita do iceberg do “Eu”.

A busca pelo autoconhecimento em ambas as dimensões é a chave para uma vida mais significativa, livre e amorosa entre os nossos semelhantes, e o imperativo primário da realização profunda do Ser, a razão pela qual somos humanos”.

Luciano Alves Meira – autor de Ser ou Não Ser, nossa dramática encruzilhada evolutiva.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.