26 nov 2018

Roteiro do Desenvolvimento da Espécie Humana em relação ao PODER

Explico assim as etapas do desenvolvimento de nossa espécie em torno da ideia do poder:

Infância: a busca pelo poder físico, que culmina no poder das armas. Esta é a Idade da Inteligência Física. Muitas pessoas ainda vivem neste estágio, embora ele se refira aos tempos arcaicos e antigos, quando inventamos as guerras.

Adolescência: a busca pelo poder legal, político e religioso que culmina na consolidação das monarquias absolutistas. Esta é a Idade da Inteligência Social. Os países em desenvolvimento, como o Brasil, lidam ainda com muitas questões mal resolvidas neste estágio.

Idade Adulta: a busca pelo poder científico, que culmina nas quatro revoluções industriais. Esta é a idade da Inteligência Racional e da Inteligência artificial. Os países desenvolvidos vivem em média neste estágio atualmente.

Idade Madura: a compreensão de que o poder não preenche a vida, de que ele é ilusório. Essa “desilusão” gera uma postura espiritual, não violenta, de autêntica Liderança Servidora e sabedoria. Esta é a Idade da Inteligência Espiritual. Poucas pessoas chegaram a este estágio até o presente, mas ele está no horizonte das potencialidades de nossa espécie.

Luciano Alves Meira
Cofundador da Caminhos Vida Integral e autor do livro “A Segunda Simplicidade: Bem Estar e Produtividade na Era da Sabedoria”.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.