17 maio 2016

MANIFESTO #7 – O avanço não é linear.

O avanço não é linear.

Há 50 anos, o único ramo da Ciência que falava seriamente sobre evolução era a Biologia. Mas hoje, o paradigma da evolução rapidamente tornou-se um conjunto de princípios organizadores para todos os demais ramos da Ciência – as físicas, as da vida e as sociais. Astrônomos, físicos, químicos, biólogos, psicólogos, antropólogos, todos esses pesquisadores passaram a reconhecer que eles não podem mais pensar construtivamente em suas disciplinas longe do paradigma da evolução. O Universo é uma entidade única – um longo e espetacular processo de eventos integrados. O Universo não é um lugar onde a evolução ocorre; ELE É a evolução ocorrendo. Não é um palco no qual dramas são desenrolados. ELE É o drama revelado em si mesmo.” (Loyal Rue).

O Telos (finalidade) da vida humana é o Florescimento do Potencial Integral. A felicidade ou Bem-Estar é o processo que o Ser Humano vivencia quando está avançando nessa direção.

O avanço não é linear, como demonstra a história: avanços, retrocessos, novos avanços, auge, declínio, ruptura, surgimento de novos estágios…

Assim se dá na vida do indivíduo e da humanidade como um todo, contudo, quanto maior a nossa consciência do processo, maior a possibilidade de avanço.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.