Nossa metodologia
29 maio 2016

Nossa metodologia – Como trabalhamos na Caminhos

Nossa metodologia tem como base conceitual tudo o que foi aprendido de mais importante pelos educadores nas últimas décadas: os princípios da Andragogia, a Aprendizagem Experiencial que combina teoria, emoção e prática, a Neurociência, a Gameficação (Heutagogia), a Formação de multiplicadores. O participante está no centro da experiência. O ser integral: corpo, mente, emoção e espírito é estimulado o tempo inteiro.


Andragogia:

Definição: A arte e a ciência de auxiliar adultos a aprender.

Adultos aprendem melhor quando o tema é relevante no seu contexto pessoal e profissional, e quando se encontram em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaça.

Aprendizagem Experiencial: 

Definição: Perspectiva holística, integrativa sobre aprendizagem que combina: experiência, percepção, cognição e comportamento.

A experiência dos participantes é o ponto de partida do processo de aprendizagem, que segue o roteiro experiência concreta, observação reflexiva, conceptualização abstrata e experimentação ativa. Em outras palavras: sentir, observar, pensar e fazer.

Neurociência: 

Definição: conjunto de conhecimentos que se refere ao sistema nervoso.

O modelo AGES, acrônimo criado pelo Dr. David Rock inspira a nossa metodologia:

  • Atenção – o hipocampo (processador de memória) não está ativado quando nossa atenção está dividida.
  • Geração – Esforço do aluno (mediado pelo professor) para fazer conexões com saber prévio e contextos.
  • Emoção – emoções positivas são críticas para assegurar a experiência de aprendizagem.
  • eSpaçamento – É mais importante voltar ao tema de tempos em tempos com pequenas sessões do que ter uma experiência completa e profunda em uma única vez.

Gamefication:

Um game é um sistema no qual jogadores se engajam em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback; e que gera um resultado quantificável frequentemente facilitando uma reação emocional”.

Karl M. Kapp – The Gamification of learning and instruction. Citado por Flora Alves em “Gameficação”.

 

Formação de Multiplicadores: 

Podemos preparar multiplicadores dos cursos da Caminhos, certificando-os seja para atuar dentro de empresas ou como consultores/facilitadores associados.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.